Páginas

6.1.15

NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra. Prólogo.

NOTAS DE
Assim falou Zaratustra (Prólogo)
Nietzsche, Friedrich

5 de janeiro de 2015
2.
“Como será possível? Este velho santo, na sua floresta, ainda não soube que Deus está morto!

5 de janeiro de 2015
3.
Eu vos ensino o super-homem.6 O homem é algo que deve ser superado. Que fizestes para superá-lo? Todos os seres, até agora, criaram algo acima de si próprios: e vós quereis ser a vazante dessa grande maré, e antes retroceder ao animal do que superar o homem? Que é o macaco para o homem? Uma risada, ou dolorosa vergonha. Exatamente isso deve o homem ser para o super-homem: uma risada, ou dolorosa vergonha. Fizestes o caminho do verme ao homem, e muito, em vós, ainda é verme. Outrora fostes macacos, e ainda agora o homem é mais macaco do que qualquer macaco.

5 de janeiro de 2015
3.
Eu vos imploro, irmãos, permanecei fiéis à terra e não acrediteis nos que vos falam de esperanças supraterrenas! São envenenadores, saibam eles ou não. São desprezadores da vida, moribundos que a si mesmos envenenaram, e dos quais a terra está cansada: que partam, então!

5 de janeiro de 2015
3.
Na verdade, um rio imundo é o homem. É preciso ser um oceano para acolher um rio imundo sem se tornar impuro.

5 de janeiro de 2015
4.
O homem é uma corda, atada entre o animal e o super-homem — uma corda sobre um abismo.

5 de janeiro de 2015
4.
Grande, no homem, é ser ele uma ponte e não um objetivo: o que pode ser amado, no homem, é ser ele uma passagem e um declínio.

5 de janeiro de 2015
5.
Aproxima-se o tempo do homem mais desprezível, que já não sabe desprezar a si mesmo. Vede! Eu vos mostro o último homem. “Que é amor? Que é criação? Que é anseio? Que é estrela?” — assim pergunta o último homem, e pisca o olho. A terra se tornou pequena, então, e nela saltita o último homem, que tudo apequena. Sua espécie é inextinguível como o pulgão; o último homem é o que tem vida mais longa. “Nós inventamos a felicidade” — dizem os últimos homens, e piscam o olho.

5 de janeiro de 2015
5.
Eu vos digo: é preciso ter ainda caos dentro de si, para poder dar à luz uma estrela dançante. Eu vos digo: tendes ainda caos dentro de vós.

5 de janeiro de 2015
5.
Nenhum pastor e um só rebanho! Cada um quer o mesmo, cada um é igual: quem sente de outro modo vai voluntariamente para o hospício.

5 de janeiro de 2015
9.
“Pastores” digo eu, mas eles se chamam os bons e justos. “Pastores” digo eu: mas eles se chamam os crentes da verdadeira fé. Vede os bons e justos! A quem odeiam mais? Àquele que quebra suas tábuas de valores,17 ao quebrador, infrator: — mas esse é o que cria.

Nenhum comentário: